31 anos de Controplan Software

24 de outubro de 2017   |   
Sem categoria

 

Tabelas, planilhas e sementes de crescimento
– Controplan completa 31 anos de atividades de olho no futuro e nas inovações
Criatividade, senso de empreendedorismo e disposição para crescer. Esses foram os principais fatores que contribuíram para a afirmação de uma empresa que no próximo dia 24 de outubro alcança 31 anos de atividades no ramo de softwares e sistemas. A Controplan comemora mais um aniversário de fundação com uma carteira composta por mais de mil clientes, projetos para ampliar o leque de produtos e serviços; além de um competente e completo grupo de colaboradores.
A paixão e a curiosidade pelas maravilhas da informática foram sementes do processo. Leitor assíduo de revistas especializadas e freqüentador de cursos de programação, Adilson Carneiro enxergou na situação financeira do país, então avassalado por uma inflação galopante, um nicho importante a ser explorado no mercado de Teresópolis. Trabalhando na fábrica de tecidos Sudamtex ao lado dos filhos Paulo Cesar e Luiz Claudio, resolveu empreender:
“Era uma época em que o país passava pelo congelamento dos preços provocado pelo Plano Sarney. Isso provocou uma inflação forte. Com isso eu vi que as lojas de Teresópolis precisavam fazer tabelas de preço escritas a mão. Com o que aprendi nos cursos que fiz de Lotus, SuperCalc, vi que as planilhas antigas poderiam ser oferecidas ao comércio”, revela. O empresário conta que empresas levavam até uma semana para reajustas os preços das tabelas com até oito mil itens na ponta do lápis, situação que era resolvida em um simples comando no computador.
“Conversei com minha esposa Malvina e resolvemos investir. Fomos ao Rio de Janeiro e compramos o computador ‘PC’ e uma impressora ‘Rima’ de 180 colunas. Instalamos tudo em um quartinho de 3×3 metros na nossa casa e ali começamos a trabalhar. Eu e o Claudio continuamos na Sudamtex. O Paulo saiu para tocar o projeto”, conta.
Paulo Cesar fazia a programação e criava as tabelas que seriam oferecidas ao comércio local. “Foi um sucesso! Na época tínhamos clientes importantes em Teresópolis como a Papelaria Candéa, a Ferragens Neto, Cadel, Cael, Hidrolux, Carrapeta”, lista Adilson. Ele conta que para atender a demanda, a impressora ‘trabalhava’ a madrugada inteira. Esposa e nora tiveram de ser incluídas no processo para que as tabelas chegassem aos clientes.
Com o passar do tempo, as simples tabelas impressas não eram mais suficientes para atender a sede dos clientes pelos serviços. As empresas entenderam o crescimento e a popularização da informática e começaram a investir em equipamentos periféricos. Com isso, veio a necessidade de oferecer outros serviços. “Por exemplo, controle de estoque, cadastro de clientes, fornecedores, contas a pagar e a receber, caixa para controle de entrada e saída de dinheiro, controle de bancos, etc. A demanda veio de fora para dentro, era a necessidade dos nossos clientes. Com isso foi surgindo nosso sistema integrado”, revela o diretor.
A evolução das tabelas para os primeiros bytes do sistema demorou aproximadamente um ano e meio. A empresa doméstica ganhou sua oficialização no dia 24 de outubro de 1986. “Essa é a data oficial da fundação da Controplan – Controle e Planejamento de Dados. Ainda na minha casa, naquele quartinho”, orgulha-se o criador.
O inevitável crescimento levou a estrutura da empresa para uma pequena sala no bairro Várzea, no centro de Teresópolis. “Alugamos uma salinha na Rua Cabo Frio onde o Paulo Cesar começou a trabalhar. Depois aos poucos precisamos de um funcionário, de outro até que mudamos para outra sala, na Travessa Portugal. Em seguida precisamos de mais uma sala e de outra. Em dezembro de 2008 adquirimos essa casa onde estamos desde então com a sede de nossa empresa, num espaço de 900 metros quadrados onde nossa equipe está muito bem instalada”, comemora.
Adilson Carneiro conta que os 31 anos de existência da Controplan são marcados por muito trabalho, humildade e gratidão. “Reconhecemos a importância de todos que passaram por aqui, por aqueles que estão hoje conosco e pelos que ainda virão. Todos fazem parte dessa história, cada tijolinho colocado. Sem contar nossas famílias, esposas, filhos e netos. Afinal são três gerações trabalhando aqui dentro. Para nós é uma bênção”, garante.
Aliás, a família continua sendo a aposta como diferencial. Embora insista em dizer que seu tempo já passou, Adilson é o homem forte da área financeira. Paulo Cesar segue sua saga no desenvolvimento, enquanto Luiz Claudio é o responsável pela comercialização dos sistemas e soluções oferecidas pela empresa. Também faz parte do time o terceiro filho, Júnior, além dos netos de Adilson, igualmente empenhadas nas mais diversas funções. “Toda a família está aqui reunida. Isso me comove muito”, revela Adilson, visualmente emocionado. “Antigamente os clientes da Controplan perguntavam: ‘Quem são esses rapazes’. Outros diziam, ‘São os filhos do Adilson’. Hoje perguntam: ‘Quem é esse senhor?’, … ‘É o pai dos meninos da Controplan’, respondem outros. Eles agora estão na frente e eu fico na retaguarda”, afirma.
Ao completar 31 anos de atividades a Controplan ainda não atingiu a chamada ‘zona de conforto’. Com os pés no chão, a empresa não deixa de vislumbrar projetos pioneiros. “Temos muita coisa em mente, mas é preciso aguardar. Temos que estar atentos à situação do país e principalmente a dificuldades que estão aí, como desemprego e recessão. Isso nos deixa em alerta para qualquer prognóstico. No momento temos que esperar e de acordo com a evolução tecnológica que existe dentro da área de informática, vamos acompanhando. São muitas mudanças em pouco espaço de tempo”, garante. “Principalmente em se tratando de legislação, muda quase que diariamente e isso nos faz mexer sempre no sistema. Mas apesar disso vislumbramos outras linguagens, projetos em nuvens, uma séria de novidades que virão por aí. Temos que acompanhar a evolução das ferramentas e para isso temos nossas cabeças pensantes… O Paulo, o Claudio e nossa equipe de desenvolvimento atentos para as novidades do mercado”, completa.
Porém, nada disso teria se tornado realidade se não fossem os parceiros e os colaboradores. “Temos que agradecer a confiança dos clientes, que acreditaram desde o início na nossa proposta. Eles cresceram com nosso sistema e possibilitaram que nós crescêssemos buscando e oferecendo as soluções e vencendo os desafios que surgiam. Também nossa gratidão a equipe atual, nossos colaboradores que ajudam a crescer. Temos um prédio e os equipamentos, mas são as pessoas nossa principal matéria prima, dos serviços gerais até os gerentes. Só temos a agradecer por mais um ano”, finaliza.

Compartilhe

2 pensamentos em “31 anos de Controplan Software”

  1. Parabéns Adilson, Paulo Cesar, Claudio, e equipe pelos 31 anos de dedicação em atender as nossas necessidades, sempre inovando e desenvolvendo ferramentas que nos auxiliam no nosso trabalho.
    Forte abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *