Anamaco reduz previsão de expansão do varejo

4 de setembro de 2013   |   
Materiais de Construção, Notícias

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) baixou sua projeção de alta no faturamento em 2013 de 6,5% para 4,5%. De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira, 03, as vendas caíram 1,5% em agosto ante julho e recuaram 2,0% ante agosto do ano passado. Por outro lado, as vendas cresceram 2,5% nos sete primeiros meses de 2013 ante o mesmo período de 2012. Já nos últimos 12 meses encerrados em agosto, houve aumento de 3,0%.

“Esta ligeira queda está dentro das previsões do setor, que ainda mantém um desempenho positivo no ano e nos últimos 12 meses”, afirmou o presidente da associação, Cláudio Conz, em nota distribuída à imprensa. “Porém, devido aos índices apresentados pelo setor ao longo do ano, nós estamos revisando a expectativa de crescimento para 2013”. Em 2012, o setor registrou recorde de faturamento, em cerca de R$ 55 bilhões.

A pesquisa mostrou que metade dos lojistas em todas as regiões do País acreditam que vão recuperar parte da queda de vendas. “As regiões Norte e Nordeste são as mais otimistas e, mesmo com os números apresentados pelo setor em agosto, a intenção do setor em continuar realizando investimentos e contratando funcionários continua alta (51% e 27% respectivamente)”, citou o presidente da Anamaco.
Conz acrescentou que está buscando discutir com o governo federal a prorrogação do IPI reduzidopara a cesta básica de material de construção. Sem a prorrogação, haveria um reajuste de aproximadamente 8,0% nos materiais no início de 2014, frisou.

Fonte: Diário Grande ABC

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *