Black Friday 2013 tem aumento em faturamento e reclamações

6 de dezembro de 2013   |   
E-Commerce, Notícias

Apesar de todas as precauções por conta dos órgãos reguladores do comércio eletrônico, o Black Friday 2013 marcou um aumento de 6% no número de irregularidades em relação a mesma data em 2012. Segundo o site de reclamações Reclame Aqui foram registradas mais de 8,5 mil denúncias contra varejistas participantes do evento contra 8 mil do último ano.

Mesmo com o aumento no número de reclamações, o Black Friday 2013 pode ser considerado bem sucedido. Segundo dados divulgados pelo ClearSale, houve um aumento de cerca de 95% no faturamento, passando de R$ 217 milhões para R$424 milhões este ano.

Uma das principais reclamações dos usuários se deram sobre a instabilidade dos sites varejistas durante o dia 29/11, data do Black Friday. Outras denúncias foram registradas quanto aos preços, no velho conhecido do brasileiro “A Metade do Dobro”, alguns produtos sofreram uma aumentos prévio dos preços, outros tiveram descontos de alguns centavos, além de fretes que tornavam o valor final da compra algo bem próximo ao preço original.

Algumas das mais de 8 mil reclamações poderiam ter sido evitadas em 2013, já que diversas delas foram efetuadas sobre produtos que não participavam das promoções do Black Friday. Um cuidado maior com a clareza sobre tais produtos poderia ter reduzido o número destas denúncias no site Reclame Aqui.

Ainda não houveram dados quanto as entregas dos produtos, pois diversos varejistas elevaram os prazos para que as compras cheguem na mão de seus cliente de algumas localizações. No Litoral norte de São Paulo, uma compra realizada em uma loja virtual de comércio de calçados demoraria cerca de 10 dais para ser entregue. “O valor do desconto foi bom, então acho que compensa esperar esses 10 dias e nem acho que em outras datas o prazo de entrega seria muito diferente. As transportadoras esquecem as cidades que estão fora dos polos comerciais.” Disse Karina, micro empresária em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Grandes nomes do comércio eletrônico lideraram o número de reclamações no evento, Extra.com, Submarino e Ponto Frio ficaram no topo da lista do Reclame Aqui, que acompanhou em tempo real a realização do evento no Brasil.

O Público que mais aproveitou as ofertas da data foram jovens e adultos de até 30 anos da região sudeste com mais de 45% dos pedidos realizados. Os segmentos que mais faturaram eram as áreas de Telefonia, Eletrodomésticos, Eletrônicos e Games.

Alguns dos produtos que tiveram a maior taxa de desconto foi o cobiçado Playstation 4 que chegou a ser ofertado por R$ 2.500 cerca de 37% a menos que os R$3.999 do valor original.

Fonte: Blog Vertis

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *