Entenda a importância do backup na sua empresa

12 de setembro de 2014   |   
Tecnologia

É comum a perda de dados quando um funcionário desatento apaga um arquivo de trabalho sem querer, ou o sistema corporativo sofre danos por conta da contaminação de um vírus de computador. É aí que entra a importância de se fazer backup na sua empresa.
Veja mais sobre o assunto e entenda como fazer backups é uma medida conveniente para a boa continuidade de seu negócio!

As informações importantes em seu computador

Os computadores tornaram-se utilitários indispensáveis em qualquer organização. O uso da Internet se disseminou, se transformando em algo que é impreterível para a comunicação com os clientes e para a operacionalidade de vários setores de uma empresa. Por isso, a informação digital está presente na preparação e no cumprimento de inúmeros processos internos, desde os contratos consolidados com os clientes à agenda de compromissos. Portanto, o armazenamento seguro de tantas informações é importantíssimo para que esses dados sejam acessados de maneira eficiente e completa sempre que necessário.

Os riscos à segurança dos dados

Como muitos dados e informações da empresa são diariamente gravados nos computadores, o volume dos registros cresce a partir das rotinas de trabalho. Qualquer dano ou perda desses elementos pode ser fatal para sua empresa. A instalação de programas distribuídos pela rede e o download de arquivos com vírus são as principais causas de prejuízos ocorridos em dados digitais, por conta da ação de hackers e de pessoas mal-intencionadas. Mas falhas diversas no equipamento, além de acidentes físicos, como deixar o computador cair durante o seu transporte de uma sala à outra, podem acarretar danos ao disco rígido. Isso sem falar nos estragos provenientes de sinistros, como roubos, incêndios, alagamentos, entre outros fatores inesperados.

Os benefícios de se fazer backups

Quando uma empresa faz backups de seus dados, logs e arquivos de configuração, além de contornar melhor e mais rapidamente os eventuais problemas que a perda de dados possa acarretar, ela irá proteger aqueles que são essenciais para a funcionalidade do negócio. É por isso que a realização dos backups precisa fazer parte da rotina de operações nas empresas, independentemente de seu porte e tipo de atividade.

Uma rotina manual, que importa a cópia dos arquivos e dados para um disco rígido (HD) diferente daquele que está sendo usado diariamente nas operações de trabalho, ainda é uma forma vulnerável às falhas humanas e dos equipamentos. O ideal é a adoção de uma rotina profissional e automatizada de fazer backups, em que os arquivos e informações sejam replicados em local externo, seguro e imune a falhas, sem comprometer o tempo de trabalho dos funcionários.

Portanto, faça backups de arquivos semanalmente e se forem dados de alta relevância, uma vez a cada dia. Um pequeno investimento de tempo e de dinheiro para cumprir um backup bem feito poderá evitar muitas dores de cabeça no futuro e ser determinante para a sobrevivência de seu negócio, que, ao perder dados críticos e extremamente relevantes, não teria como se recuperar a tempo no mercado.

Fonte: Allanis

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *