Fidelizar seus clientes é tão importante quanto conquistar novos clientes, pois um cliente fiel além de comprar sempre com você ele vai indicar novas pessoas para o seu negócio fazendo com que a visualização da sua empresa e o seu giro de caixa aumentem.

Um processo de fidelização nem sempre é fácil e pode levar algum tempo, mas você pode dar alguns passos para poder agilizar esse processo e aproximar cada vez mais o seu cliente da sua empresa. Veja a seguir.

  • Ouvir e agir:

Ouvir o feedback do seu cliente é uma excelente forma de começar o processo de fidelização, pois a opinião de alguém que está “fora do seu negócio” pode ser muito importante para o seu futuro. Então ouça com atenção cada ponto que seu cliente tem a lhe oferecer, reflita sobre o que realmente é necessário que seja modificado e planeje a mudança.

É muito importante que seu cliente saiba que sua opinião foi ouvida e que ele tem voz em sua empresa.

  • Valorize o seu cliente, faça ele se sentir em casa:

Fazer com que seu cliente se sinta valorizado é imprescindível para o processo de fidelização.

As pessoas tendem a procurar ambientes onde elas se sintam a vontade para frequentar e se esse ambiente for a sua empresa, pode ter certeza que esse cliente irá sempre voltar e comprar com você, pois como disse Doroty em O Magico de OZ:

“Não há lugar como o nosso lar”.

  • Contato pós-venda:

Ter um bom sistema de pós-venda também é fundamental para que seu cliente se sinta valorizado.

Ligar para o cliente pra saber se está tudo certo com sua entrega, se você oferecer algum tipo de serviço como montagem, instalação, aplicação entre outros, procure saber se correu tudo bem com o serviço. Pode ter certeza que isso vai elevar o nível da sua empresa e consequentemente mostrar para o seu cliente que ele é importante e que você se preocupa com ele.

  • Presenteie seu cliente.

Quem não gosta de ganhar presentes não é mesmo?

Seja um simples calendário, uma caneta, uma amostra grátis de algum produto que você oferece, um serviço de instalação ou um compre um e leve outro. Todo mundo gosta de ser presenteado e de fazer bons negócios e com seu cliente não é diferente; sem contar que ele vai lembrar de você sempre que “olhar” para aquele brinde.


Sabemos que existem inúmeros outros passos/técnicas para o processo de fidelização, e que cada empresa tem uma cultura e tratamento diferenciado com o cliente, mas acreditamos que essas quatro dicas irão auxiliar e muito na aproximação cliente x empresa e trazê-lo para perto fazendo com que ele comece a “esquecer de vez” a concorrência e foque somente no seu negócio.

O Software GwERP, possui alguns recursos que podem te ajudar nesse processo de fidelização e aproximação com o cliente como: CRM, Recurso de brindes e bonificações (que auxilia a emissão da NFe e na gestão do estoque), entre outros.

Se você quer saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te ajudar.

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