Sua empresa está protegida?

A cada dia que passa, as empresas vem sofrendo com uma “nova ameaça” na internet. Hoje uma das mais conhecidas e mais utilizadas é a Ransomware. Inúmeras empresas têm seus dados sequestrados e são sujeitadas a pagar quantias enormes (geralmente em BitCoins) para que os sequestradores devolvam seus dados.

Mas o que é Ransomware?

Ransomware é um tipo de vírus ou um software malicioso que tem por objetivo bloquear o acesso do usuário a determinados conteúdos em seu computador.

Esse conteúdo que é bloqueado vai parar nas mãos de sequestradores ou golpistas virtuais, que exigem um resgate normalmente em Bitcoins para a devolução e desbloqueio desses dados, e dependendo da importância deles esse resgate pode ser um valor bem alto.

“Na grande maioria dos casos empresariais, o que é bloqueado e sequestrado é o seu banco de dados”

Mas como esse Ransomware entra na minha máquina?

Sabe aquele e-mail que você recebe com uma “oferta” imperdível mandando no link abaixo? Então, se você clicou em algum desses links é possível que já esteja infectado.

A Ransoware vem em códigos que são camuflados em links ou arquivos que são disponibilizados na internet, onde um usuário desatento ou até mesmo sem intenção acaba acessando e instalando o código em seu dispositivo. A partir daí os sequestradores passam a ter acesso a todo o seu sistema operacional.

Uma outra forma de entrada desse software malicioso é a vulnerabilidade de softwares que não receberam suas devidas atualizações.

Mas fique tranquilo, vamos listar abaixo 5 dicas valiosas para você não ser infectado e navegar sempre sem preocupações.
01 – Mantenha suas atualizações em dia!

Esteja sempre atento as atualizações dos seus principais softwares e sistemas operacionais (Windows, Mac OS, Linux, Android, iOS, Antivírus, Firewall, entre outros). Todos os dias os programadores dessas empresas trabalham para evitar a invasão, ou seja, se você está atualizado provavelmente estará mais protegido.

02 – Segurança nunca é demais!

Um bom antivírus com as últimas atualizações disponíveis e um bom Firewall, são essenciais e podem ser cruciais para evitar a invasão e até mesmo a infecção por algum outro tipo de vírus.

03 – Cuidado com links suspeitos

É sempre bom manter a atenção na hora de clicar em algum link ou instalar programas ou aplicativos. Veja sempre se o software é de fonte confiável, procure avaliações e comentários sobre ele. Não se iluda com “promessas milagrosas”.

04 – Use a Nuvem!

Optar por um servidor reserva em nuvem pode ser uma ótima saída. Vamos dizer que seu servidor físico foi infectado e você está com seus dados bloqueados. Você pode acionar seu servidor reserva e utilizá-lo sem problemas enquanto toda a situação é contornada e seu servidor físico restaurado para uso normal.

OBS: A Controplan já oferece esse serviço de servidor reserva em nuvem com planos superacessíveis que vão te dar a segurança que você precisa no momento em que for necessário, seja para manutenção ou em casos de perda ou roubo de dados.

05 – Faça backup diariamente.

Fazer o backup dos seus dados diariamente evita que você passe por diversos tipos de constrangimentos e surpresas. Mas atenção, é imprescindível que você tenha uma ferramenta de backup segura e o ideal é que ela seja automática (aí você não esquece de fazer o backup nenhum dia), e não adianta nada ficar guardando seu backup no HD de alguma máquina que pode ser infectada, nesse caso tente optar por uma mídia externa ou de preferência por uma nuvem que te dê toda a segurança necessária.


A Controplan, através da Controplan Security possui uma ferramenta sensacional de backup em nuvem que é 100% automática e 100% segura, monitorada todos os dias e que ainda te avisa quando o backup foi feito e se está tudo certo com ele.

 

Se você quiser saber mais sobre as soluções de SERVIDOR RESERVA EM NUVEM e BACKUP EM NUVEM da Controplan Security, entre em contato com a gente pelo telefone (21) 3099-0007 ou (21) 9 9190-8078 [também WhatsApp].

E melhor ainda, essas soluções se estendem a todos os tipos de usuários, independente de ser cliente da Controplan ou não


Esperamos que essas dicas te ajudem a se prevenir dos ataques e a manter sempre a segurança de seus dados em dia!

Fique ligado em nosso blog para mais conteúdo informativo e nos siga nas redes sociais para não perder nenhum detalhe.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *